quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Direita e Esquerda Políticas

Depois da alargada e elucidativa explicação acerca do votante mediano, só houve um promenor que penso ter ficado dúbio e que gostaria de exclarecer...

O brasileiro escreve:
"Nota: o votante mediano tem 50% das pessoas “à sua direita” que querem aumentar a
despesa pública e 50% das pessoas “à sua esquerda” que querem diminuir a despesa
pública"
Isto é verdade se o votante mediano estiver de frente para o observador que tem o plano político também de frente para si, ou seja, se o votante mediano e o observador se encararem! De modo a que a direita política seja a esquerda do votante mediano!
Com a foto postada, nota-se que a frase faz sentido, mas talvez obrigue a uma maior concentração e talvez algum conhecimento prévio para não serem levados em erro...

A direita ( maioritáriamente representada pelo PSD ) não quer aumentar a despesa Pública, defendendo uma menor intrevenção do Estado na vida Social. A Esquerda ( maioritáriamente representada, e neste momento a exercer funções governamentais, pelo PS ) querem aumentar a despesa Pública, defendendo uma maior intrevenção do Estado na vida Social.
Remato só, dizendo que por vida Social se entende todo o tipo de interactividade entre os actores sociais ( individuos, grupos, instituições ) e o Estado, e relações entre eles que o Estado poderá ter algum tipo poder interactivo.

Um Abraço a todos! Ainda esperamos o regresso do mais estrangeiro dos nossos amigos!

0 comentários: