terça-feira, 21 de outubro de 2008

Afinal o que é um "limite"?

 

Seja  uma sequência de números reais. A expressão:


significa que, quanto maior o valor i, mais próximo de L serão os termos da sequência. Neste caso, dizemos que o limite da sequência é L.

A forma usual de escrever isso, em termos matemáticos, deve ser interpretada como um desafio. O desafiante propõe quão perto de L os termos da sequência devem chegar, e o desafiado deve mostrar que, a partir de um certo valor de i, os termos realmente estão perto de L.

Ou seja, qualquer que seja o intervalo em torno de L (dado, pelo desafiante, por exemplo, pelo intervalo aberto



o desafiado deve exibir um número natural N tal que 



Formalmente, o que foi dito acima se expressa assim:




Porém descobri uma outra perspectiva deste complexo conceito:
Limitado mas Completo

O indivíduo mais limitado pode ser completo, se se move dentro das fronteiras das suas capacidades e das suas disposições pessoais. Pelo contrário, acontece que aquilo que noutros são qualidades incomparáveis, podem ser obscurecidas, apagadas ou mesmo aniquiladas, se se desfaz aquele equilíbrio imprescindível. E este mal há-de tornar-se ainda mais evidente nos tempos modernos; pois quem será capaz de satisfazer as exigências de um presente que não pára de crescer e que aliás cresce cada vez mais depressa? 

Johann Wolfgang von Goethe, in 'Máximas e Reflexões'


BIG "PS": Julgo que esta segunda vertente será mais esclarecedora para o caro colega Francês, vá-se lá saber mas o rapazito não percebe muito de números, mas de certeza vai retirar algum sentido da perspectiva mais filosófica( a segunda). 

Por hoje este é o meu
limite....




2 comentários:

Francês disse...

Ao ler este comentário há duas coisas que não posso deixar de notar. A primeira é que o Brasileiro veio realmente trazer sangue novo a este blog. Fazendo apropriadissimos comentários com um humor muito refinado mas com grande impacto a quem o lê! ( os meus parabéns por isso!! ). A segunda é que, realmente só entendi a parte filosófica... Mas 'A falar é que a gente se entende' ( aqui não se trata literalmnete de falar mas o efeito é mais ou menos o mesmo.. apenas se perpectuam as palavras enquanto alguém as entender! )

Quero com isto aproveitar para dizer ao nosso amigo Estrangeiro, que palavras são só palavras enquanto não se tornam actos... E ao falarmos aqui e expresarmos os nossos pontos de vista, não tem qualquer intenção de ferir susceptibilidades, mas apenas, e no meu caso, expressar o meu sentimento de revolta a tudo a que esta votada esta sociedade em que vivo... Não me sinto bem aqui, a viver desta maneira, e por isso, e como sou livre de exprimir, vim aqui dar uma proposta de solução para esses problemas que falo. Sou radical? Alguns dizem que sim, alguns diriam que brando, mas é uma opinião que tem tanto valor quanto aquele que lhe queiram dar!
' O ínicio de uma grande viagem começa com o primeiro passo! '. Nem sempre o passo é dado na direcção certa e a meio do caminho por vezes temos de mudar a direcção e alterar o rumo... Tanto falo contra a minha própria ideologia, como contra o sistema em que estamos! Em breve este irá colapsar, e o que lá vem ninguém sabe, mas uma coisa é certa, nada será como dantes!

Espero em breve o teu retorno, pois como em todos os casos, quando é para ajudar, toda a gente faz falta!
Um abraço!

brasileiro disse...

Acho que já descobri a razão pela qual o nosso blog tem "tantas" visitas...(mais de 20 é um numero considerável). Reparei nestes últimos dias tem havido um excessivo entusiasmo dos meus amigos embaixadores da Suíça e da França em torno deste blog... Julgo que os cliques desenfreados de 5 em 5 minutos no botão " refresh " faz com que o view count contabilize mais um acto de ansiedade... Neste momento já vão em 140....

" BIG PS" : estou na duvida se deixe este post na parte dos comentários ou na página principal"...



(Didascália) Passados 23 minutos



Ok.. fica nos comentários=)