sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Como o objectivo deste blog passa também por dar a conhecer um pouco de nós próprios através dos nossos gostos pessoais, considero possível faze-lo por meio de algo que outras pessoas fizeram e que nos prenderam, tanto a uns phones a ouvir uma música, como também a um ecrãn durante algumas horas, para somente podermos ver a sua perspectiva do mundo numa pelicula... Cameron Crowe, no meu caso, é uma dessas pessoas! Nascido a 13 de Julho, em 1957 em Palm Springs nos Estados Unidos da América, começou a sua carreira de escrita com apenas 15 anos, escrevendo artigos de música para a revista Rolling Stone, e apenas uns anos mais tarde escreveu o seu primeiro guião, para o filme Fast Times at Ridgemont High (1982). Não só escreve, mas também realiza e chegou a actuar em pequenos papeis em filmes como Minority Report (2002), Singles (1992), The Wild Life (1984), American Hot Wax (1978), The Other Side of the Wind(1972).
Entre vários filmes que escreveu, produziu e realizou ( como por exemplo: Jerry Maguire ( 1996), Almost Famous (2000), Vanilla Sky (2001) ) encontra-se um que acabou por se tornar um dos meus filmes favoritos! Foi um filme que fui ver sem qualquer informação acerca do mesmo, por isso sem qualquer tipo de expectativa sentei-me na cadeira do cinema e deixei-me levar pelo que se ia sucedendo cena após cena. Com um tipo de realização que me agradou bastante, fazendo planos de camara pouco ortodoxos mas, que acompanhados pela perfeita banda sonora ( algo que caracteriza os filmes de Cameron Crowe, uma banda sonora sempre escolhida a dedo ), faziam, de repente, todo o sentido. E assim, conseguiu prender-me de soberba maneira à tela levando-me a entrar no espirito do filme e a identificar-me com situações que o próprio filme retratava. Dei por mim a rir, de seguida chateado, angustiado, ri-me de novo, chorei por fim e também percebi que o carinho de alguém especial, para nós, é algo muito importante na vida. Em todo este turbilhão de sentimentos, em que ele mistura morte e vida, amor e rejeição, alegria e angustia, em todas as minhas reacções fui acompanhado pela maior parte da restante plateia que assistia também ao filme. Na saída da sala de cinema dei por mim ainda extrememente pensativo, e a ligar para casa só para dizer que gostava muito deles!
O filme que falo é o Elizabethtown ( 2005 ), com Orlando Bloom, Kristen Dunst, Susan Sarandon, Alec Baldwin, Bruce McGill, Judy Greer, Jessica Biel, entre outros. è um filme que recomendo vivamente a qualquer pessoa que queira, tanto rir-se um pouco, como analisar o seu modo de vida, ou simplesmente aproveitar da melhor maneira 123 minutos do dia!
Na tentativa de aguçar o apetite deixo em seguida o trailer do filme.

(Todos os dados aqui transcritos foram retirados do site imdb.com)


0 comentários: